Excelência Pedagógica
Metodologia
 

 

  Página Inicial

  Projeto Varal de Poesia

  Referencial Teórico

  História e cronologia

  Literatura brasileira

  Literatura Estrangeira

  Dicionário de rimas

  Tipos de Poesia

  Calendário de eventos

  Linguística

  Caminhos e desafios

  Contato

 

 

 


 
 

 

Como nós sabemos, a Poesia é a arte das metáforas: normalmente, os autores dizem uma coisa, querendo dizer outra. Este é um excelente momento para trabalhar a interpretação de textos, a contextualização, e com isso, teremos uma poderosa ferramenta de combate ao analfabetismo funcional. Por exemplo, Chico Buarque canta uma música que diz o seguinte
 
“Esperando parada, pregada na pedra do porto..
..com seu único e velho vestido, cada dia mais curto”
 
Veja a sutileza da metáfora contida na letra: não é o vestido que encolhe, mas a mulher espera pelo seu amor, e está grávida... à medida que a barriga cresce, o vestido encurta.
 
 

Além desta atividade, são distribuídos poemas divididos em linhas misturadas em um saco, para que os participantes se organizem em grupos, com o objetivo de colocar as linhas dos poemas na ordem correta. Nesta vivência, há um reforço no trabalho em equipe, no raciocínio e claro, na Literatura.
 
O evento promove uma competição sadia, trabalha a sensibilidade e incentiva a formação de grupos, cujos integrantes aceitam e respeitam as diferenças.
Premiação
 
Toda atividade desenvolvida, deve ser funcional. Os brindes distribuídos cumprem seu papel de incentivar a participação, até dos mais tímidos. Além disso, eles podem promover um resgate dos processos de entretenimento mais antigos. – Tal procedimento, aproxima a família, quando as crianças chegarem em casa com um brinquedo que esteve presente na infância dos pais.
 
Corda de pular   Atividade aeróbica, de baixo custo, que combate a obesidade infantil, melhora as taxas de glicose e colesterol, tira a criança do contato ostensivo com o celular e videogame
 
Cubo Mágico     Presente na maioria das lojas de 1,99, estimula o raciocínio, promove competições sadias, atrai a admiração dos colegas
 
Elástico             Pode ser comprado em qualquer armarinho: são 3 metros de um elástico, com um nó unindo as duas pontas. Dois seguram o elástico e um terceiro, faz acrobacias com as pernas. Mais uma atividade física com espírito de equipe.
Recursos Didáticos

 


1.    Expressão corporal, oratória, superação da timidez (O Facilitador pode recrutar os mais tímidos para julgarem as performances, incentivando a participação, mesmo que discreta e com pouca exposição)
 
2.    Análise e interpretação de textos. Alguns poemas permitem mais de uma interpretação e a ocorrência de opiniões diferentes, representa uma oportunidade de crescer com elas, exercendo a tolerância ao diferente.
 
3.    A criatividade pode ser exercida, quando o facilitador pede para que os alunos construam um final diferente para algum poema.
 
4.    Melhora do vocabulário, não somente através de palavras novas ou diferentes. As pessoas podem ter dificuldades até com as palavras usadas no dia a dia.
 
5.    A discussão em grupo reforça o espírito de equipe entre os participantes, para que não prevaleça a opinião de um, sobre os demais. É uma maneira assertiva de construir o consenso.
 
6.    O foco nas metáforas, que é recorrente na poesia, fornece ao participante, um olhar mais crítico da realidade, a análise das “entrelinhas”.
 
Sabemos também que o conhecimento aproxima a pessoa das ciências. Quanto mais fácil de entender, mais o aluno se interessa pela matéria. A rejeição com a matemática, por exemplo, é mera dificuldade de entendimento. Quanto mais o aluno conseguir identificar o gênero, as figuras de linguagem empregadas no texto, mais a matéria lhe proporcionará prazer e consequentemente, será estudada com mais profundidade.
 
A contextualização é uma ferramenta importante que pode ser abordada. Assim, a interpretação ficará mais rica, com fatos históricos envolvidos, esclarecimentos sobre determinada situação, comparações com outras realidades.
 

Volta para o Varal de Poesia

© Alpisa                Privacy Policy